1.
Se pretende submeter um pedido de visto de residência ou de estada temporária para Portugal, qualquer que seja a tipologia, deverá fazer um agendamento através do site https://visa.vfsglobal.com/cpv/pt/prt/book-an-appointment.
Os agendamentos são gratuitos e as vagas são disponibilizadas a cada 15 dias. Evite intermediários.
Se faltar ao seu agendamento, não poderá ser recebido noutra data e terá que fazer novo agendamento.
Consulte o portal de vistos (https://vistos.mne.gov.pt/pt/) para saber exatamente quais os documentos de que necessita para instruir o seu pedido. Deve fazer todos os possíveis por garantir que, na altura do seu agendamento, tem o seu processo completo e devidamente instruído. Um pedido de visto que seja submetido incompleto pode ser recusado.
2.
No entanto, se o seu processo, por alguma razão, estiver incompleto na altura do agendamento – não falte! Compareça ao agendamento na data e hora marcada!
O seu processo será visto pelos funcionários da VFS Global e os documentos em falta serão devidamente indicados. Para sua conveniência, todos os documentos (exceto os originais e o passaporte, que lhe são obrigatoriamente devolvidos) podem ser logo entregues à VFS Global, apenas tendo que apresentar, em data marcada para daí a 5 dias úteis, os documentos em falta.
No dia em que comparecer pela primeira vez (agendamento original, feito online) deve pagar a taxa de serviço da VFS Global. O serviço consular (emolumento) só é pago no dia em que completar o seu processo (data indicada ao balcão, daí a cinco dias úteis). Não deve faltar na data em que deve comparecer para completar o seu processo. Se faltar, terá que fazer um novo agendamento.
3.
Se por acaso faltar ao segundo agendamento, ou seja à segunda oportunidade, como acima descrita, terá que reiniciar todo o processo, a partir de novo agendamento.